Dúvidas frequentes
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  • Orientações gerais para o ingresso e processamento da usucapião extrajudicial

  • Quem pode pedir uma certidão? E como pedir?

    Qualquer cidadão pode solicitar uma Certidão no Cartório, informando o endereço completo do imóvel (e o número da matrícula, quando houver), ou o nome e o CPF/CNPJ da pessoa que se deseja pesquisar. Você pode pedir aqui pelo site e na recepção do cartório.

    ATENÇÃO, é possível pesquisar eletronicamente a existência de bens em nome de qualquer pessoa, visualizar a imagem de uma matrícula ou mesmo pedir certidão digital pelo site da Central de Registro de Imóveis eletrônico – www.registradores.org.br

  • Como OBTER um ORÇAMENTO para o registro de um título?

    Digitalize o seu título (escritura pública, contrato particular (incluir o imposto pago), carta de sentença judicial etc) e envie o arquivo PDF para o email recepcao@6rirecife.com.br. 

    Informe o nome e o CPF/CNPJ do interessado para ser incluído no sicase a ser elaborado.

     

    O Orçamento para o Registro de Imóveis não é tão simples! Depende da data do título, do valor declarado pelas partes, do valor fiscal definido pelo Poder Público, da natureza jurídica do ato a ser praticado (Registro ou averbação  – com ou sem conteúdo econômico) e, ainda, a quantidade de atos que serão praticados.

    Por isso, disponibilizamos essa ferramenta de auxílio para a obtenção do ORÇAMENTO INICIAL do registro do seu título.

    É importante dizer que o orçamento que será feito para o registro do seu título não pode prever a eventual necessidade de outros atos que podem ser imprescindíveis para o registro pretendido.

     

     

     

  • Como são calculados os VALORES de certidão e de registro?

    Os valores são fixados, nos termos da Lei Estadual 11.404/96, conforme TABELA “E” – Atos dos Oficiais de Registro de Imóveis, disponível no site do TJPE – www.tjpe.jus.br.

    Os valores das certidões variam de acordo com a espécie de Certidão solicitada, quantidade de folhas e data de abertura da matrícula. Os valores dos atos de registro e averbação também são cobrados pela espécie de título, com ou sem conteúdo financeiro e, ainda, de acordo com o valor declarado do negócio pelas partes e o valor avaliado para fins tributários pelo Poder Público.

                                                             

  • Como acompanhar e SABER o ANDAMENTO de um protocolo em tramitação no 6º Ofício?

    Qualquer protocolo de Registro pode ser acompanhado AQUI em nosso site, informando o número do protocolo.

    Da mesma maneira, é possível consultar AQUI  o seu protocolo Certidão.

    Para maior facilidade do usuário, o nosso sistema operacional envia e-mails informando a fase dos protocolos em andamento.

    Você também pode entrar em contato conosco pelo telefone (81) 34230410, ou (81) 997140337 (whatsapp) e, ainda, pelo email de contato contato@6rirecife.com.br

  • Se o imóvel AINDA estiver registrado NO 2º RI, podem ser PRATICADOS os demais atos de registro/averbação NO 6º RI?

    Sim, qualquer ato de registro ou averbação já pode ser praticado no 6º Ofício, desde que o imóvel pertença à nossa área de atuação. Consulte AQUI e confira os bairros que pertencem ao 6º Ofício de Registro de Imóveis do Recife.

    Ao dar entrada no seu pedido de registro/averbação de imóvel ainda matriculado no 2º Ofício, já é possível solicitar, por aqui mesmo, a necessária certidão digital do 2º Ofício para a abertura de matrícula no 6º Ofício.

     

  • Nesse cartório são praticados os atos de autenticação de documentos, reconhecimento de firma, procuração, registro de casamento, nascimento?

    Não, os cartórios possuem atribuições diferentes! Autenticação de documentos, reconhecimento de firma, procuração e escritura pública são praticados no Cartório de NOTAS. Os registros de nascimento, casamento e óbito são feitos no Cartórios de Registro Civil. 

    Nós somos um Cartório de Registro de Imóveis, responsável pelos registros dos imóveis da área geográfica de nossa responsabilidade (clique AQUI) e pela emissão das respectivas certidões.

  • Como consultar a validade do Selo Digital?

    Consulte a validade do selo digital ness link do Tribunal de Justiça.

  • Há estacionamento no Edifício onde funciona o cartório?

    Sim. O Empresarial onde funciona o Cartório, dispõe de estacionamento tarifado em seu Edifício Garagem.

  • Cartório é Uma instituição confiável?

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    O Jornal Correio Braziliense publicou, em março de 2016, em sua versão impressa, dados do Instituto Datafolha que indicam o crescimento da confiança dos brasileiros nos cartórios. A pesquisa foi realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2015, em 5 das principais capitais do País.
     
    Entre as diversas temáticas analisadas, constatou-se que de 0 a 10, a confiança do cidadão brasileiro no cartório foi avaliada em 7,6 – nota mais alta do ranking.

    Logo depois ficaram os Correios (7,4), as Forças Armadas (7,0), as empresas privadas particulares (6,6), o Ministério Público (6,5), Polícia (6,1) e outros.

     

    Além disso, 77% dos entrevistados classificaram as serventias extrajudicias como o órgão que presta o melhor serviço público [neste caso, de delegação privada] seguido dos Correios (69%), empresas de água (43%), empresas de energia (42%), Detran (38%), emissão de passaporte (36%), concessionárias de estrada (36%), bancos (33%), prefeitura (22%), entre outros.

    Fonte: CNB/SP